O que é

Porquê dar

O Cedace

Quem pode dar Medula

Processamento da dádiva

Inscrição

   
 
 
Medula

O CEDACE

Foi com o objectivo de responder a muitas situações de doentes que tinham indicação para transplante de medula óssea e não tinham um dador familiar compatível que houve necessidade de criar um Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea.

O Registo foi criado em 1995 pelo Despacho 22/95 com a designação abreviada de CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão).

Este registo foi criado sem financiamento e sem pessoal próprio, teve desde o início a colaboração de alguns funcionários e apoio financeiro do Centro de Histocompatibilidade do Sul, para desenvolver as suas actividades de comunicação, inscrição em registos estrangeiros, informatização, pessoal e tipagens de dadores.

Os Centros de Histocompatibilidade do Norte e do Centro, juntamente como o Centro de Histocompatibilidade do Sul são os laboratórios de tipagem e estudo imunológico dos dadores.

A sua distribuição regional permite um melhor contacto dos dadores com estes Centros, para efeitos de colheita de sangue, estudos laboratoriais, ou para a simples entrega de inquéritos.

(Fonte: CHSUL)

Home page  |  Sobre nos   |  Blog  |  Links  |  Contactos | Notícias
 
Copyright © DarVida.net Portal. All rights reserved.