Células embrionárias sem necessidade de embriões

Avanço abre portas a novas pesquisas médicas

Cientistas norte-americanos deram mais um passo na investigação em células estaminais - as que dão origem a todas as que constituem os diferentes tecidos. Katrin Plath e William Lowry, investigadores da Universidade da Califórnia, conseguiram reprogramar banais células humanas de pele, de forma que elas se transformaram em células estaminais embrionárias. Estas, por sua vez, revelaram-se capazes de produzir qualquer tipo de célula dos diferentes tecidos do organismo.

Este avanço, que é hoje publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, permite caminhar agora para algo que há vários anos é um objectivo dos cientistas: a possibilidade de começar a desenvolver tecidos humanos a partir destas células reprogramadas, para futuras aplicações terapêuticas.

Esta nova técnica tem a grande vantagem de não colocar os problemas éticos da destruição de embriões humanos para a obtenção de células estaminais embrionárias, já que não é necessário usar embriões, nem sequer óvulos humanos, para obter as células embrionárias.

O trabalho desenvolvido por Katrin Plath e William Lowry envolveu a utilização de quatro genes reguladores para alterar o

     
Home page  |  Sobre nos  |  Blog  |  Links  |  Contactos | Notícias
 
Copyright © DarVida.net Portal. All rights reserved.